segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Os Cavaleiros do Apocalypse


Olá, pessoal! Estou aqui novamente como prometi. Demorei um pouco mais do que pensava para trazer um novo post, mas foi bem antes dos 15 dias que me dei de prazo máximo.
Aproveitando que estou meio doente(maldita mudança de clima), fiquei um pouco em casa e lembrei de algo que eu gostava muito(ainda gosto, na verdade) e que faz tempo que não falo sobre: X-Men!

Na verdade, vou ser mais um pouco específico do que falar apenas sobre os Homens X, que merecem uma atenção(e uma paciência) especial e vou falar sobre um certo grupo de vilões dos pupilos do Xavier: Os Cavaleiros do Apocalyspe!


Bem, para quem não conhece(sério?), Apocalypse é um dos principais vilões dos heróis mutunas. Na verdade, ele deve ser o mutante mais velho do mundo(já que ele foi um escravo no Egito Antigo[Update: esquecam isso... Tão me dizendo aqui q ele nunca foi escravo, q a história é mais complicada... Pqp, editores Marvel! Parem de mudar a história dos personagens clássicos!]) e todas as histórias com ele envolvem muitos camelos, oasis e dançarinas... Brincadeira!
Apocalypse tem uma filosofia: Apenas o forte tem direito a sobreviver. O fraco deve morrer. Se você for forte, você se junta a ele e mata o resto da galera. Legal ele, não?

Enfim, ignorando uma vontade enorme de mudar todo o conteúdo desse post(e ficar falando sobre o mutantão azul) e me concentrando naqueles que servem e trazem seus prenuncios: Os Cavaleiros do Apocalypse.


Completamente inspirado nas história do livro do Apocalipse da Bíblia, Apocalypse tem 4 cavaleiros com poderes específicos, que são os seus doombringers(não to conseguindo pensar num termo legal em português...). Eles são: Morte, Fome, Pestilência e Guerra.
Eles são a 'tropa de elite" do Apocalypse, tipo o subchefe antes de enfrentar o malucão.
Apocalypse costuma "recrutar" os seus membros por determinadas características, ou falta de criatividade dos roteristas em questão. Fora os poderes mutantes que são ampliados, cada membro ganha uma característica derivante do seu nome. O cavaleiro da Guerra tem uma tendência maior a sair destruindo tudo que aparecer. A Pestilência faz com que seu toque cause doenças. A Fome suga a energia do ambiente/inimigos ao seu redor. E a Morte, bem, a Morte... MATA!

Pois bem, dada essa introdução(ui!), vou falar sobre duas coisas: Seus membros mais famosos e o meu time dos sonhos(ou pesadelos, no caso).

Os Cavaleiros do Apocalypse apareceram há muito tempo, e uma das coisas que causou muito impacto nos fãs foi ver o Anjo, aquele mutante super forte(ironia ON), membro original da 1° formação dos X-Men em O Arcanjo, o cavaleiro da Morte. O maluco ficou azul, ganhou asas metálicas e mais algum poder que eu não lembro. Enfim, os roteristas conseguiram transformar um mutante pau no c* em um adversário digno.


Durante os anos, outros mutantes foram transformados nos Arautos do Apocalypse(Isso! Substituam ali em cima o doombringers por Arautos. Grato a ajuda), e cada um teve sua importância, mas nada que fosse realmente relevante para o Universo Marvel. E, quando a preguiça batia nos roteristas Marvel, eles repetiam figurinha. Por exemplo, o primeiro Pestilência era o... Peste! Na segunda versão do grupo, ele ainda tava lá. Não consigo me lembrar de nada que mereça um destaque dele... Normalmente a Fome e a Pestilência são os primeiros a rodar quando alguém vai enfrentar o Apocalypse.

Um exemplo de personagem repetido também foi o Caliban, aquele Morlock grandão amigo do Cable, que tinha o poder de encontrar outros mutantes. Ele já foi tanto o Morte quanto a Pestilência. Sei lá... O Caliban era forte fisicamente, apesar do poder mutante dele, mas transforma-lo em um Cavaleiro de Apocalypse DUAS VEZES foi falta de criatividade e tentativas de fazer uma apelação maior com a velha história Cable-Apocalypse.

Durante os anos, apareceram muitos rostos conhecidos e outros nem tanto nos Cavaleiros do Forró de Apocalypse(...), mas para mim, apenas dois realmente valiam a pena serem citados: Hulk e Wolverine.


Sim, eles já foram Cavaleiros do Apocalypse durante um tempo. Apesar de não terem participado das mesmas formações, eles foram os kickass de cada grupo. O Hulk foi o Guerra, numa época que ele queria acabar com as alucinações psicológicas do pai na cabeça dele. Por sinal é nessa época que ele deixa aleijado o Rick Jones, o eterno parceiro de 47,8% dos heróis Marvel solitários.

Já o Wolverine se transformou no Morte, na nojenta Saga do 12. Ele se torna o Morte apenas para impedir que o Dentes-de-Sabre tome o lugar de Morte nos planos do Apocalypse. A idéia era até boa, mas fica uma putaria danada e a coisa se perde...

Outros mutantes bem conhecidos também se tornaram Cavaleiros do Apocalype: Solaris, Polaris e o cajun favorito das mulheres: Gambit! Sim, Gambit se tornou a Morte, na mesma formação que aparecem Solaris e Polaris como Cavaleiros do Apocalypse. Eu não li essa saga e não tenho idéia se prestou, mas queria ter visto... Acho q vou procurar para baixar e depois digo se valeu o tempo de download.

Fora as formações do universo central Marvel, ainda tem versões do cangaceiros do Apocalypse(...²) em outras realidades: Senhor Sinistro, Mikahil Rasputin(irmão do Colossus), Blob(infame coloca-lo como Fome), Homem-Aranha(???), Cable(?????), Emma Frost(gostosa...) e o Fanático(fuckyea!).

Dependendo do roterista, cada versão dos Cavaleiros do Apocalypse tinha o seu grau de desafio, mas acho que nenhuma formação teve mais fator chute-no-saco-alheio do que a 1ª. Normalmente, essas estreias de equipes são sempre melhores. Enfim, agora, como esse blog é meu e eu escrevo O QUE EU QUISER(MIUAHIAUHAIUHHAIAU... ok... exagerei...), vou montar a minha própria equipe de Cavaleiros do Apocalypse(com jogos e prostitutas).

No geral, eu vou reaproveitar 2 que já foram Cavaleiros(não do Zodíaco) e incluir outros 2 apenas porque acho que os poderes combinariam. Vamos a escalação:

Pestilência:



Nome: Terrence Aaronson.
Conhecido também como: Rei Tumulto
Poderes: Transmite uma interferência mental, impedindo que os inimigos possam formular pensamentos. Os caras não conseguem ter uma linha de raciocínio e acabam desmaiando. Também tem um escudo psiônico que impede invasão de telepatas na sua mente.

Terrence é um dos irmãos Tumulto. Junto com seu irmão, Jesse(que tem um poder semelhante, mas afeta apenas máquinas), ele pode ferrar com um mundo todo. Ele possui um dos poderes mutantes mais legais do universo Marvel. Primeiro, porque ele não lhe deixa pensar perto dele, o que faz com que lutas corpo-a-corpo se tornem impossíveis contra ele(o que fode com 93% dos heróis fodas da Marvel).
Segundo, ele não é um imbecil com um grande poder. Ele tem seu próprio grupo de seguidores e os lidera muito bem. O Rei Tumulto é um estrategista e luta de acordo com suas limitações e qualidades.
Terceiro, ele possui uma vantagem que faz com que ele não sofra a clássica derrota marvel: ser atacado por um telepata fodão. Ele é imune a telepatia e seus ataques mentais, logo, ele não é pego pelo velho clichê "enquanto o Wolverine ta atacando ele, use uma rajada psiônica e frita o cérebro dele, Jean!". Pode não parecer muito, mas já vi histórias demais de grande vilões que não protegem o cérebro, quando o infeliz de um telepata meia-boca usa um ataque mental...

E o porque dele ser um bom Cavaleiro do Apocalypse?
Ora! O poder dele já é foda! Juntando com os poderes da Pestilência, ele não apenas afeta a mente, mas o ambiente em sua volta. Quem inventar de ter uma resistência psíquica forte, é afetado por doenças aleatórias. Fora que o poder de embaralhamento mental do Terrence é aumentado... Oh hell! Inimigos a distância deixam de ser um grande problema.

Guerra:



Nome: Fantático/Juggernaut
Conhecido também como: err... Fantático/Juggernaut?
Poderes: Super Força. Invunerável. Fator de cura contra ataques místicos. Enquanto usar o Elmo da sua roupa, também é invunevárel a ataques mentais. Ninguém para o Fanático!

Um dos mais adorados e antigos inimigos do Prof. Xavier, o Fanático na verdade é irmão de criação do careca. Cain Marko não é um mutante, mas sim o portador dos poderes do Cristal de Citorrak, um antigo deus da destruição. Ele já enfrentou os X-Men uma porrada de vezes, sempre derrotado e prometendo voltar para se vingar.
Na época que o Hulk se transformou no Guerra, Fanático foi contratado pelo governo para lutar contra ele. Bem, nem preciso dizer que o Hulk lavou o chão com ele, com direito a jogá-lo há mais de 200kms de distância de onde eles começaram a briga... A briga foi completamente desigual. Imaginem o Groxo lutando contra o Wolverine. Mais ou menos por aí.

E o porque dele ser um bom Cavaleiro do Apocalypse:
Bem, para mim, desde que li a saga que o Hulk se transformava no Guerra, ele era a personificação do Cavaleiro. Mas, o Gigante Esmeralda só tem um pensamento: ficar sozinho. Para ser o Guerra, tem que gostar do caos, e ninguém gosta mais de destruir uma cidade que o Fanático! Acho que fica bem mais difícil arrancar o elmo dele e sobreviver a um tapa do Fanático se ele virar o Guerra.

Fome


Nome: Vampira
Conhecida também como: Chupa Poderes
Poderes: O poder mutante original dela é absorver memórias e energias apenas com um toque. Se o tocado por mutante, copia momentaneamente os poderes dele. Depois de enfrentar a Warbird, roubou permanentemente os poderes de Super Força, Voar e Resistência a dano físico.

Vampira é uma das mutantes mais conhecidas por todo mundo. Entrou a trocentos anos no Instituto Xavier para Jovens Super Dotados, tentando aprender a dominar o seu poder. Pela sua mutação genética, qualquer toque com sua pele acaba se caracterizando como um roubo de energia. E a única coisa q a Vampira quer é poder beijar um certo francês por mais de 3 segundos, sem deixa-lo em estado catatônico. Vampira já foi vilã, depois se tornou mocinha. Sempre que a oportunidade de controlar seus poderes aparecem, ela sai correndo, abandonando todo mundo. Sua carência é eterna. Uma das poucas coisas acertadas no filme X-3 foi Vampira ir procurar o centro de cura mutante.
Em uma saga, ela acaba se envolvendo com Magneto, que Deus sabe porque, conseguia desligar os poderes da Vampira. Magneto for the President.

Por que ela seria uma boa Amazona(porque quem chama mulher de Cavaleiro é o Miro) do Apocalypse:
Quando o Apocalyse transforma alguém em um cavaleiro, normalmente a pessoa ganha um controle maior do seu poder. Eu chuto q a Vampira conseguiria controlar o seu poder, e pior: com um mero toque, ela poderia roubar PERMANENTEMENTE os poderes de qualquer mutante. Em um luta corpo a corpo, a Vampira seria double attack: ganharia um novo poder, ficando mais forte, além de deixar o infeliz do seu inimigo inútil.
Sempre imaginei como a Vampira seria uma Amazona do Apocalypse muito foda. Fora que, quando você passa para o lado do Mal(o maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal), você ganha um uniforme mais decotado... =P

Morte


Nome: Wolverine
Conhecido também como: Anão, Caolho, Baixinho, O-Melhor-No-Que-Faz, etc, etc...
Poderes: Super Fator de cura. Sentidos Aguçados. Garras retráteis(no momento, de adamantium de novo). Ser o-melhor-no-que-faz.

Maior preguiça do cosmos de contar a história do Wolverine. Bem, tudo que vocês precisam lembrar é que ele é baixinho, canadense, estripa meio mundo se deixarem, pode sofrer traumas absurdos e se regenerar, luta a cada 3 histórias contra o Dentes-de-Sabre, já foi Samurai, é mais velho que sua bisavó, usa um colant amarelo e azul, quer comer a Jean Grey, sobreviveu ao trauma da implatação de adamantium nos ossos, sobreviveu a estração de adamantium dos seus ossos pelo Magneto, faz SNIKT quando tira as garras, toda X-Woman quer dar pra ele, beber 10 litros de cerveja e nem piscar, é o-melhor-no-que-faz, e o que ele faz é brigar. Brigar muito!

Wolverine é foda. 80% dos fãs de X-Men gostam do cara. Ele é o típico heterossexual que está entrando em extinção do mundo. Apesar de ser um casca grossa nota 10, ele também tem um lado fraternal. Jubileu, Vampira, Kitty Pride, Medula, etc, todas elas já tiveram sua pele salva pelo Wolverine e hoje o admiram como um pai. Ele é um homem carrancudo, mas não abandona duas protegidas.

Por que ele seria um bom Cavaleiro do Apocalypse:
Bem, só pra começar, ele é o-melhor-no-que-faz. Segundo, ele já foi um Cavaleiro do Apocalypse e já derrotou mais de 10 X-Men de uma vez. E não to falando dos reservas, to falando gente de peso. Ta certo, ele tava meio sem noção do que estava fazendo quando enfrentou todo mundo, tinha sofrido lavagem cerebral do Apocalypse, mas isso só prova meu ponto de vista que o Wolverine mataria todos se quisesse. 50% do Wolverine é a mente dele. Os outros 50% é o lado selvagem. E, enquanto Cavaleiro do Apocalypse, ele não chegou a se entregar a nenhum dos lados, era apenas uma máquina q estava obdecendo ordens.
Ele se tornou o Morte, para impedir que o Dentes-de-Sabre se tornasse, pois ele pelo menos tentaria resistir, coisa que o Dentes-de-Sabre ia adorar ser. E, quando ele venceu o Dentes, ele tava SEM o Adamantium. Ah, um detalhe besta: O Dentes-de-Sabre que estava com o adamantium nos ossos! Que foda, velho! Reforçada ao quadrado minha teoria.


O Wolverine é um lutador nato. Como ele mesmo diz, ele não bate, ele espanca. Ele não corta, ele rasga. Ele não luta, ele trucida. Tudo pela junção da técnica com a selvageria. Por essas e outras, ele quase sempre é a chave da vitória dos X-Men.
Usando essa lógica, se ele realmente encarnasse como Morte, ele seria a chave de sucesso do Apocalypse. E todo mundo gosta de um bom banho de sangue, como apenas o Wolverine consegue patrocinar!

Então, é essa minha formação para os Cavaleiros do Apocalypse. Ta certo, se pensar melhor, pode haver um ou outro nome melhor para alguns Cavaleiros, mas no geral, esse time é muito equilibrado. E, se for pensando na vitória, aí que a coisa anda. Apocalypse é sempre derrotado por falta de um time equilibrado e sincronizado. Tendo Wolverine como chefe, não sei como alguém pode perder... =D


Bem, é isso! Um post até bem grandinho!
Novamente, espero atualizar em uma semana, no máximo, 15 dias!


See You Space Cowboy.

4 comentários:

  1. Legal.
    Dessas histórias de Arautos do Apocalipse, só li um pedaço da história do hulk se tornando guerra, mas a revista tava incompleta. Também tenho um colega com 80Gb de quadrinhos num HD, vou ver se ele tem algo relacionado. Até gostaria de ler alguma saga DC ou Marvel novamente, faz tempo que não acompanho.

    ResponderExcluir
  2. gostei muito brother !

    http://lanternadojuizo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Uoooooooooowwwwww!!!!!!!!!!!!
    Caraca manolo! Eu quase chorei imaginando o Wolverine como o Morte (de novo), triste é que eu não li esse (gosto é de mangá), mas também, quem conseguir ler todos os comics da saga, ganha um joinha com animação!
    O importante é que eu até gosto da ideia de começar a ler algo astronomicamente extenso e virtualmente infinito com o que diz respeito à história, mas um fator chamado "puta falta de força de vontade", me impede de começar, então, esporadicamente eu dou uma lida nesses artigos que tratam do assunto (e liberam umas duas toneladas de spoilers), pra ver se me dar vontade mesmo, ai eu começo e não paro mais (quem sabe né?).
    Mas valeu o post (e cada um dos 17 minutos lendo ele! RS!), mas watherever, o importante é que o post ficou digno de um analista maluco indonésio, e eu estou assinando embaixo (virtualmente, que seja).
    Gostaria de poder fazer uma contribuição qualquer dia...vai que cola né?...
    Té mais Ikari, e valeu pela dose diária de conhecimento inútil (mas divertido demais)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe, realmente ele ficou muito longo.
      Infelizmente, pela falta de tempo e tal, e também por estar cuidado do http://cuecadefora.blogspot.com, esse blog ficou(e ficará) abandonado por um tempo.

      Acessa lá o Cueca de Fora e vê se tu gosta!

      Abraço!

      Excluir