terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Quem será o próximo?

Pois bem, vamos recomeçar essa bagaça. Muita gente não sabe, mas eu tinha um blog antes, só que o joguei no limbo do esquecimento, quando esqueci definitivamente a senha dele(que era a mesma senha do e-mail por onde o criei).
Prometi fazer um post nerd a mim mesmo, e por Deus, não se deve quebrar promessas feitas a pessoas importantes! ;Dd
Mas esse primeiro post do ano(já que o anterior foi apenas para dizer que ia voltar) será menos nerd do que poderia. Estou sem idéias, logo eu, o animal que escrevia os 5000 caracteres do fotolog.

Enfim, comecemos:

Ontem, não tinha o que assistir de novo(tá, até tenho: Empire of Dreams, Black Swan, Tron Legacy, Blade Runner, etc, etc), mas acabei parando na pasta de animes que possuo no pc. Que merda! Sem nada que eu olhasse e prendesse minha atenção.
Não queria começar com aquele papo de velho de "no meu tempo as coisas eram mais legais", mas droga, eram!


Na minha época, a grande explosão de uma febre entre a molecada foi Saint Seiya, vulgo os Cavaleiros do Zodíaco. Não tinha um guri na minha idade que não assistisse. E, para alguns(e me incluo nessa lista), que depois de um tempo tinhamos que disputar com nossas irmãs o poder sobre o controle remoto(contra as sem sal das Chiquititas[Por sinal, daria uma ótima saga de CdZ, tinha mais pirralha naquela creche do que Cavaleiros de Ouro]), era uma verdadeira odisséia continuar acompanhando esse desenho.

O que CdZ tinha antigamente que hoje temos e não damos valor? Simples, ele foi o carro-chefe, pelo menos no Ocidente, de toda a violência e sangue que temos acesso nos desenhos animados.
Se não fosse CdZ, teríamos demorado mais para conhecer outras coisas(até melhor desenhadas e/ou escritas) e o mundo seria um lugar mais triste.

Mas não vou enrolar muito com CdZ, ele merece um post só dele depois. O que quero dizer é que foi ele que atiçou nossa curiosidade sobre como um desenho poderia ser violento e legal. O que achamos fácil hoje na net, na década de 90 era missão impossível. Nem quero falar agora sobre as dificuldades de se encontra um VHS(!!!) de alguma animação, aquelas sem legendas, com qualidade duvidosa e, para quem morava em São Paulo, indo lá na Liberdade pra fuçar.

Tudo isso apenas para dizer que hoje em dia, com a internet na velocidade que se encontra e com a boa vontade da galera que mora no Japão, grava os programas e joga na net(sem falar no super trabalho de quem traduz/legenda), mas não temos mais uma referência de coisa boa. Sério, to tentando acompanhar qualquer coisa nova, mas é tudo chato!



A ultima coisa realmente boa que assisti foi Fullmetal Alchemist: Brotherhood. Ok, terminou ano passado, mas não tinha um concorrente decente. E não estou falando de animes cabeça, com mil significados, to falando de porrada por porrada, sem muita enrolação, apenas um episódio de conversa em uns 5 de porrada(essa é a proporção correta para um bom anime de luta, ele deixa um espaço para a lógica do "Por que estamos lutando?"). E vejam que eu fui herege o suficiente para colocar e comparar com Brotherhood, um anime que a galera conversa mais do que luta(excetuando o final. Uns 12 episódios só de porrada!). Para vocês verem como está o cenário de animes no mundo.

Não aguento mais sagas de Pokemon, com um Ash fresco que não captura tudo que passa na sua frente(Jesus! Mais um post prometido!), Digimon e mais uma digiaventura(que so prestava após a 2° temporada do Digimon Clássico), animes de fan servismo e meninas com peitos do lado de fora, não mostrando e nem fazendo o suficiente(Queen's Blade, Samuria Girls, Pantu & Shocking, etc, etc) para merecerem estar sendo baixados!


Mas por que dessa revolta? Simples: Naruto, Bleach e One Piece.
Estou acompanhando ainda Naruto e Bleach. One Piece parei no 330, porque lia os mangás oficiais da CONRAD. Eles são ruins? Não. Na verdade, isso é discutível.
Sem pular para spoilers(porque ninguém precisa saber deles se não quiser), Naruto tá na maior enrolação do mundo. Nunca vi uma guerra tão aguardada e esperada ser um saco tão grande.
Bleach, depois do autor enrolar muito para por um final na saga de Karakura, inventa de extender mais a história, que podia encerrar ali sem nenhum fã reclamar do final.
One Piece, sei apenas algumas coisas que vi em spoilers, mas como não to lendo, não vou comentar.

O problema todo é que não existem novos sucessos nas bancas do Japão(assim, sucesso no sentido "OH MEU DEUS! PQ O MANGÁ AINDA N SAIU? POR QUEEEEEEEEEEEEEEEEE?"), logo, eles tem que fazer com que os autores enrolem mais e mais, se não todo mundo fica sem din din. Se alguém mais está acompanhando esses mangás, sabe do que estou falando.

Claro, cada um merece sua analise individualizada, mas o sentimento é o mesmo: cadê o sucessor? Será que ninguém vai fazer algo novo e empolgante?
A resposta é "sim". Vão aparecer coisas novas, haverão sagas melhores, existirão novos autores com idéias bacanas, mas estamos entrando numa espécie de transição entre os sucessos do passado, com a espera pelos que virão no futuro.
Só nos resta esperar... E eu espero que não demore muito! Não to ficando mais novo!


Enfim, esse primeiro post do ano ficou uma bagunça, eu tinha coisa demais para escrever e paciencia de menos. Mas foi um primeiro passo. Vou tentar atualizar esse blog uma vez por semana, no máximo, a cada 15 dias. Acho que o projeto do Podcast do Okinawa vai ajudar em muito minha vontade de escrever.

See You Space Cowboy

4 comentários:

  1. Hum, sei como se sente...

    Realmente CDZ foi um classico, passou na TV e fez sucesso, e concordo plenamente que naruto hoje está uma enrolação sem sentido, de uma guerra onde apareceram até personas de filler para participar... A criatividade acabou lá já faz tempo.... Mas te aconselho a ver One Piece... É que as vezes realmente fica cansativo de história e vc passa a querer como louco uma luta, mas se vc para e pensa nos detalhes, e percebe que algo que acnteceu em uma ou duas páginas a um século atras está agora dando abertura a um novo arco da história muito emocionante e divertido, e a forma como toda a história se completa, matendo um sequencia lógica do começo ao fim...

    Mas é claro, também pode ter acontecido de vc ter amadurecido muito e hoje estar querendo algo mais profundo, mas sem encontrar... Pq o sucesso de hoje, para as crianças que tem a idade que tinhamos na época de CDZ, tem sido Ben 10... Sem história real, luta em todos os episódios e pseudo-continuidades...

    Flws

    ResponderExcluir
  2. É um problema sério, porque pras editoras vai ser o mesmo drama de quando BDZ acabou. Não importa se tem outras séries de relativo sucesso na revista, elas precisam de um carro chefe pra se manter.

    Acho que o perfil das séries vai mudar de alguma forma, o esquema básico dos shounens vai permanecer mas eu acho que a forma de guiar as histórias daqui pra frente vai mudar.

    Mas nada vai substituir FMA Brotherhood, nunca, em tempo algum *fan girl mode on*.

    Por fim gostaria de salientar que sou menina e assistia Chiquititas E Cavaleiros, Abs.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto de comentar esse assunto.
    Só faz revoltar as pessoas.
    Mas sim, basicamente meu pensamento é igual ao seu e dos outros, é tudo uma porcaria nessa época. Espero que não demore outros 30 anos para aparecer coisas boas no mundo dos animes.

    Dizem que Fairie Tale é bom, nunca assisti um episódio nem li um capítulo.

    ResponderExcluir
  4. a unica coisa boa nessa geração é a nostalgia.

    ResponderExcluir